Sabemos que as notícias online trazem grandes vantagens, especialmente para quem quer se manter atualizado de forma rápida, prática e barata. Mas é aí que entra a seguinte dúvida: e os tradicionais jornais de papel? Será que devemos continuar consumindo esse formato de mídia? Devemos continuar comprando os tradicionais folhetins?
Veja, a seguir, um pouco sobre esse ponto.
A nostalgia dos tradicionais jornais de papel
Uma coisa que não dá para negar é que os jornais de papel podem trazer certa nostalgia, especialmente para quem viveu na época em que a internet e as notícias online não eram, ainda, tão disseminadas assim.
A sensação de correr para comprar o jornal da banca na segunda-feira de manhã, e ficar por dentro do que havia acontecido no final de semana, por exemplo, é algo raro hoje em dia. Isso porque a agilidade com que as notícias online são publicadas e disseminadas faz com que você não precise esperar o período de edição, impressão e publicação de um jornal para se atualizar sobre qualquer notícia — tornando tudo muito mais dinâmico, não é?
Então, se você preza pela agilidade e praticidade, com certeza as notícias online vão te atender melhor do que o jornal impresso. Agora, se você é aquela pessoa que não se importa tanto assim com a velocidade das notícias, ou mesmo em ler uma notícia que você já sabe que aconteceu, preferindo ter o gostinho de sentir aquela sensação nostálgica de ter em mãos o jornal novinho, com cheirinho de recém-impresso, o jornal de papel terá o seu lugar pra você.
Notícias históricas ou sobre alguém querido
Há, ainda, quem sinta prazer em guardar edições de jornais impressos que tenham veiculado informações importantes ou históricas, ou mesmo alguma reportagem sobre uma pessoa muito querida, ou alguém da família.
Para ilustrar essa situação, imagine, por exemplo, uma importante médica, que tenha ficado conhecida internacionalmente por desenvolver a cura de determinada doença grave. Quando essa notícia sair no jornal, tanto os familiares quanto a própria médica, poderão querer guardar esses recortes ou edições impressas, simplesmente para manter esse acervo para o futuro. Quem sabe até colocar em um quadro, não é mesmo?
O hábito de leitura em papel
Hoje em dia, as telas definitivamente tomaram o espaço dos tradicionais papéis. Não apenas no jornalismo, mas em qualquer situação que envolva leitura.
Seja nos livros de papel que são frequentemente substituídos pelos leitores digitais até mesmo nos tradicionais cardápios de restaurantes, que muitas vezes são trocados por tablets ou QR codes que levam para um cardápio digital, o fato é que o papel perdeu muito espaço na nossa vida atualmente. Diante disso, pensando no jornal de papel como uma forma de tentar manter um pouco o hábito da leitura tradicional, esse pode representar um bom motivo para que você ainda consuma esse formato de mídia.
Aliando esse hábito ao costume de comprar, mesmo que de vez em quando, livros de papel em vez de livros digitais, pode ser algo importante para fazer com que você tenha um tempinho dedicado à leitura sem que sua visão seja tomada por telas, luzes e anúncios chegando em forma de pop ups que acabam interrompendo o momento de leitura.
E você, o que acha dos tradicionais jornais de papel? Você ainda tem o hábito de comprá-los? Deixe sua opinião nos comentários!